quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cidades Fantasmas

A placa está defasada, agora tem 685 habitantes...
Pampa Union, cidade fantasma
O caminho para Calama é de uma aridez enorme e se afasta da costa, indo rumo à Cordilheira dos Andes. Vimos várias placas indicando antigas minas de salitre desativadas, perto delas há ruínas de cidades fantasma, que acabaram quando as minas fecharam, já que viviam delas, como "Salinas" e "Pampa Union".
É interessante. Dá uma sensação estranha estar num desses lugares, que já teve vida e movimento e sentí-lo tão morto, como se o deserto em volta tivesse reclamado de volta o que era seu. As paredes destruídas pelo tempo e pela erosão, revelam o tipo de construção daquela época, que persiste até hoje nesses lugares pequenos à beira da estrada - tijolos de adobe.
Adobes são tijolos de terra crua, água e palha ou outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal. As construções feitas com este tijolo são muito resistentes e o interior fica fresco, ideal para áreas de altas temperaturas e baixa umidade, como o deserto. Aqui, onde o clima é quente e seco, o calor é intenso durante o dia e há sensível queda de temperatura à noite. O adobe minimiza esta variação térmica no interior das construções.
Blog é cultura!
Tirando essas cidades fantasmas, há pouca variação da paisagem. Quando aparece um lugarejo, é pouco mais que um punhado de casas, como "Sierra Gorda". Dá um sentimento de pequenez, de desproteção, fragilidade... aqui os homens sentem mais a dependência de Deus que nos grandes centros, onde se escondem do céu na sombra dos altos edifícios...
Filosofadas à parte, é especial estar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário