sábado, 23 de janeiro de 2010

Chile: Concon, reencontarando Pancho


A viagem até Concon teve cara de passeio e não durou duas horas. Logo estávamos na "rotonda" e logo avistamos a prima de Juan, Ximena, parada lá a nos esperar. Acenamos para ela e, depois de alguns segundos ela pareceu nos reconhecer também. Foi muito bom abráça-la, nos deu aquela sensação de "chegada".
Ximena estava com pacote nas mãos, que tinha um cheiro ótimo: empanadas. Ela nos guiou até a casa, muito perto dali e logo reencontramos Pancho e vimos também dona Isabel, irmã dele, a nossa "tia Chabela". Também conhecemos Manuelito, o filho de Ximena de 7 anos.
A casinha, que eles chamam de cabaña, não tem nada a ver com uma cabana. Tem dois quartos, banheiro, copa, cozinha, sala, área de serviço externa, garagem... bem é uma casa mesmo e não é das pequenas. A mobília é simples, mas há todo o necessário e mesmo alguns supérfluos como estantes e mesas de trabalho. Temos um fogão, geladeira, ferro de passar e até uma máquina de lavar roupas! Vai nos custar $30 mil pesos por dia, o mesmo que um hotel mediano nos cobraria POR PESSOA, pois aqui é área turística e de veraneio. Isso equivale a pouco mais R$ 100. Vamos ficar por aqui até quarta-feira para visitar os lugares da região central, e os outros parentes do Juan que moram todos nessa região.
Como chegamos na hora boa, a hora do almoço, tia Chabela nos aguardava com "carne de vacuno com arroz e papas mayo". As empanadas que Ximena trouxe, foram servidas de entrada. São tão grandes que, para mim, são por si mesmas uma refeição completa.
Depois do almoço, batemos papo sobre a viagem pela Argentina, a travessia da Cordilheira e mostramos as quase 500 fotos que tiramos até agora, no laptop. Ximena nos levou então ao supermercado para eu praticar, segundo a injustiça do Juan, meu esporte preferido: comprar. O supermercado chama-se Santa Isabel, para a alegria da Bel que em todo lugar reconhece o seu nome em letreiros. Compramos leite, pão, sabão em pó, sucos (os néctares, que são maravilhosos), e outras utilidades. Na volta, comecei a lavagem das roupas sujas, assim poderemos seguir para o Sul com toda a roupa limpa outra vez.
Quando Juan foi levar em casa Ximena e tia Chabela, já começava a escurecer. Ou seja, já passava das 9 horas da noite. Aqui não teremos internet wi-fi, o que deve deixar vocês sem notícias por uns dias e atrasar um pouco as postagens do blog. Mas vou ver se acho uma lan-house, o que não gosto muito.

Um comentário:

  1. WILMA Y JUAN CARLOS ME ENTERO QUE USTEDES YA PASARON POR VIÑA DE VUELTA AL NORTE Y NO LOS PUDIMOS VER DE TODAS MANERAS SUERTE EN SU VIAJE Y QUE LLEGUEN SIN NOVEDAD IVAN

    ResponderExcluir