sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cordilheira Argentina: Puente del Inca



Subimos com a expectativa de chegar ao lugar chamada "Puente del Inca", onde estão as ruinas de um vilarejo que foi soterrado por uma avalanche. Ali está uma pequena igreja, o único prédio que sobreviveu à tragédia, salvando aqueles se encontravam no seu interior. Também se vê uma ponte natural, cavada na rocha sedimentada pelas águas - a Puente del Inca, propriamente dita. Costumava ser um lugar de parada obrigatória na subida, ainda do lado argentino, porém ermo, sem qualquer habitação próxima.
Quase passamos direto pelo lugar, tal a mudança ocorrida ali, desde a última vez que estiveramos lá. Agora haviam vários ônibus de excursão parados, carros, motos... flanelinhas explorando o estacionamento e uma feira ao ar livre, que vende de tudo, desde roupas e artesanato até pedras "com fluídos positivos". Aceitam-se pesos argentinos e chilenos, reais, dólares e euros, além de cartões de crédito e débito. Acredite se puder, no meio da cordilheira, entre nada e coisa nenhuma, pessoas tomam refrigerante e compram com mastercard, visa ou american express.
O acesso à ponte está fechado, por perigo de desabamento. Ainda bem, nem gosto de pensar se toda aquela gente resolvesse posar para fotos em cima desse patrimônio histórico.
Em protesto contra o "progresso" instalado no local, nos recusamos a comprar o que quer que fosse ali,
Tiramos as fotos que documentam a nova tragédia que se abateu sobre o lugar (deve ser amaldiçoado) e fomos embora com uma estranha sensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário