quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Valparaíso

"Ascensor"
Ladeira típica
"Moranguinho" no mercado de Valparaíso
Hoje vamos voltamos a Viña e Valparaíso, para ver mais algumas coisas bonitas que não vimos ontem. A Thaís queria andar num dos elevadores da cidade, que antigamente eram parte importante do sistema público de transporte, embora hoje sejam mais uma atração turística.
A população de Valparaíso mora quase toda nos morros frente ao mar, a cidade ficou espremida entre as montanhas e o oceano, e se espalhou para cima. Por conta disso, há ladeiras incríveis e daí a necessidade dos elevadores públicos. Hoje os ônibus e lotações cortam todas as áreas e os elevadores, lentos e limitados aos seus lugares de instalação, foram sendo deixados de lado, e muitos foram desativados. As ruas têm casas coladas umas nas outras, portas à rua, todas coloridas. Essa é uma característica marcante deValparaíso que a diferencia de Viña, que ficou com uma faixa de território plano maior e tem outro tipo de arquitetura, mais cosmopolita.
Escolhemos o elevador que fica próximo ao porto, subimos com um grupo de turístas portugueses. Lá em cima há quiosques vendendo lembranças da cidade e se pode apreciar a vista de Valparaíso abaixo, o porto, o mar do pacífico.
Nosso próximo ponto de parada é o mercado municipal de Valparaíso, Pancho pensava almoçar lá, num restaurante típico, mas o nível dos estabelecimentos caiu muito, comprometendo a higiene e decidimos comer em outro lugar, mais tarde. No mercado, apreciamos os espécimes da agricultura chilena, sempre avantajados, e compramos algumas frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário