domingo, 17 de janeiro de 2010

Barrados na fronteira

A saída do Brasil foi tranquila, registramos os nossos pertences eletrônicos, preenchemos duas fichinhas, passamos. Atravessamos a ponte, chegamos a aduana argentina e, infelizmente, fomos barrados. Ou melhor Pancho foi barrado, porque sua carteira de identidade está vencida.
Acontece que, como ele é maior de 65 anos, a lei brasileira diz que ele não precisa mais renovar a carteira. Só que os argentinos não reconhecem essa lei e não aceitam o documento "vencido". Pedimos ajuda na policia federal do Brasil, eles explicaram que esse problema está acontecendo com frequencia e várias reuniões entre Brasil e Argentina estão sendo realizadas sem que se consiga persuadir os vizinhos a aceitarem a nossa lei.
Não há consulado do Chile em Foz do Iguaçu, o que seria uma ajuda, pois poderiamos tirar um passaporte de emergência para ele, que é chileno. A carteira de identidade chilena também está vencida, desde novembro.
Dentre as opções válidas, elegemos mandar Pancho para o Chile de avião, onde ele ficaría nos esperando por três dias, na casa de uma irmã, em Valparaíso. Mas, para que ele não perca o passeio ao Norte, que era objetivo da viagem, vamos inverter nosso roteiro.
Descobrimos voos diarios da Gol, saindo de Foz, rumo a Santiago, com uma ou duas escalas. Compramos pela internet a passagem de Pancho e ele embarca amanhã, segunda-feira, às 14h40. Depois de deixa-lo no aeroporto, vamos outra vez para a fronteira, desta vez, se Deus quiser, seguir viagem.

2 comentários:

  1. Mandei um Email para a embaixada Argentina Reclamando do procedimento, recebi uma ligação no celular, de uma pessoa tentando justificar mas infelizmente a ligação estava péssima e quase não entendi nada...

    ResponderExcluir
  2. Putz, que chato! Mas que bom que vcs conseguiram resolver de alguma forma. Tenho acompanhado as aventuras dos Kroff. Continue postando as novidades. Beijos pra todos.

    ResponderExcluir